ESTUDANTE OU FREQUENTADOR DE ESCOLA?
- joacysilva4
- 19 de jan. de 2021
- 1 min de leitura
Muitos alunos, literalmente, tem certa “alergia” a escola. Eles fazem de tudo para escapar da sala de aula: Dor de cabeça, dor de barriga, resfriado, etc. são as desculpas mais comuns...
Existem aqueles que mesmo indo para a escola, demonstram interesses diversos, menos o mais importante: Estudar.
Por último existem aqueles que tem prazer na escola, no ambiente de aprendizagem. São observadores, atentos às explicações dos professores, além, é claro, de aprender muito na relação que estabelecem dentro de sala de aula.
Gosto de perceber essas diferenças, e a partir delas ventilar uma tese: Quem são realmente estudantes e quem são os frequentadores de escola?

Os frequentadores de escola não valorizam a escola, o debate, a aquisição do conhecimento. Forçados pelo sistema, frequentam a escola para cumprir um protocolo social, e isso cabe não somente ao “estudante hipocondríaco”, mas àquele estudante desinteressado.
Se quisermos mudar esse quadro, toda uma conjuntura social precisa também ser mudada, a fim de que se saiba realmente a função do estudante; desde cedo ensinando-o sobre o protagonismo que ele assume com a vida estudantil, o confronto advindo disso
possibilitará que esse mesmo aluno se perceba na escola, não como um frequentador, mas como um estudante de verdade.




Comentários